quarta-feira, 1 de julho de 2009

Oficina 5

Dia 25 de junho de 2009 realizamos o 3º encontro do Gestar II Língua Portuguesa, conforme havíamos combinado no encontro anterior foi realizada a oficina 5 do TP3.

No primeiro momento trabalhamos com uma mensagem de acolhida aos professores (aqui no Rio Grande do Sul o frio está de lascar, e os professores são verdadeiros heróis por virem à noite participar do Gestar II, hehehe). Comentamos sobre o que eles acharam das atividades apresentadas nas unidades 9 e 10, as perguntas que conduziram este momento da oficina foram:

- Vocês costumam trabalhar com a leitura de imagens?

- Já haviam pensado em trabalhar com a “biografia” de seus alunos?

- Todas as atividades propostas apresentaram alguma novidade a vocês ou algumas já eram do conhecimento de vocês?

- Quais sugestões, reclamações ou elogios vocês têm para fazer ao material já estudado?

Os professores cursistas gostaram muito das sugestões de atividades que o material ofereceu e disseram já utilizar algumas, como as versões da fábula “A Cigarra e a Formiga”.

Chamou muito minha atenção o fato de os professores estarem muito preocupado com o tempo, eles estão achando muito difícil conciliar as atividades do Gestar II com seus planos de estudo/aula, já que os mesmos já estão prontos.

Porém, mesmo diante de muitas reclamações, todos realizaram a lição de casa direitinho.

Após, passamos para o relato de como tinha sido o trabalho deles em sala de aula, ou seja, cada professor fez o relato do “avançando na prática” que escolheu, justificou a referida escolha, e explicou como se deu a sua experiência.

Como no encontro anterior havíamos socializado as atividades escolhidas pelos professores na unidade 9, neste encontro nos detivemos mais nas atividades da unidade 10.

Pedi para que os professores cursistas se dividissem em grupos para realizarem a atividade sugerida na oficina 5, cada grupo trabalhou com um dos textos e elaboraram atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais. O intuito desta atividade foi o de sistematizar, classificar os gêneros textuais.

Os professores cursistas gostaram muito de realizar a referida atividade, pois puderam colocar suas idéias de como trabalhariam com a classificação dos gêneros após terem feito um estudo “diferente”.

Cada grupo fez a apresentação de suas atividades e juntos fizeram uma avaliação das atividades propostas para que as oficinas sejam cada vez mais produtivas.

Como no encontro anterior já havia pedido que os professores lessem as unidades seguintes para irem se interando dos assuntos que seriam tratados, encerramos nossa oficina conversando sobre a inter-relação entre a leitura e a produção de textos e deixando a pergunta: “O que você considera uma “leitura ativa”?” para eles pensarem em casa até nosso próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário