segunda-feira, 20 de julho de 2009

Oficina 6

Dia 15 de julho de 2009 realizamos nossa oficina de número 6, após uma mensagem de acolhida aos professores cursistas, demos início ao nosso 4º encontro retomando a pergunta do encontro anterior, surgiram colocações muito interessantes e através delas conduzimos nosso encontro para a discussão acerca do que os professores acharam do desenvolvimento das atividades propostas no “avançando na prática” das unidades 11 e 12.
Com esta discussão podemos compartilhar acertos e dificuldades para nos auxiliar na prática pedagógica.
Utilizando as atividade 5, da unidade 11, e 4, da unidade 12, como fio condutor para nossa reflexão sobre os conceitos trabalhados, fizemos uma espécie de “revisão” de tudo o que havíamos trabalhado até agora e, a partir daí, dividimos nossa turma em grupos pra realizarmos a análise do texto sugerido pela oficina 6.
Os grupos se posicionaram de maneira muito segura para “defender” a tese de que se tratava de uma redação escolar e de que não se tratava de uma redação escolar. Todos comentaram a genialidade do autor que de uma maneira muito bem humorada fez uma crítica ferrenha.
No diálogo com o grande grupo ficou “acordado” entre os professores cursistas que o autor escolheu o gênero narrativo humorístico para chamar a atenção do leitor aos problemas atuais de uma forma prazerosa, e a sequência tipológica predominante foi a injuntiva.
Foi um encontro muito produtivo, pois percebi que mesmo com certa resistência os professores estão realizando as atividades propostas com boa vontade e avaliando as oficinas de maneira positiva e principalmente que estão servindo para consolidar o conhecimento adquirido durante os trabalhos com as unidades.
Como nosso município está bastante envolvido esta semana e a próxima com o “Projeto Rondon”, marcamos nosso próximo encontro para dia 1º de agosto e os professores se comprometeram de ler as unidades 13 e 14 para realizarmos a oficina 7 neste encontro.
Também combinamos que estou à disposição dos professores cursistas para esclarecimento de dúvidas que possam surgir no decorrer da leitura, atividades e aplicação do “avançando na prática” durante o intervalo entre um encontro e outro, desta formas eles sentem-se mais seguros para realização das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário